Sobre professores, e talvez sobre conhecimento, ciência e parcialidade

Recentemente reparei que os professores, ou pelo menos a maioria dos que tive contato, transmitem um conhecimento que é em alguma medida parcial. E não sei se com isso estou dizendo alguma coisa ruim.

Acredito que todo tipo de ciência é constituído a partir de uma perspectiva específica, e isto determina grande parte do que este conhecimento pode revelar sobre seus objetos.

Contudo, grande parte da minha vida eu encarei tudo o que os professores diziam como verdades e nem sempre procurei tentar entender o por quê de eles estarem dizendo o que diziam da maneira como diziam. Mas tenho percebido que me desenvolvi em algum grau nesse sentido.

Desde que entrei na Universidade tenho conseguido perceber melhor meus progressos, contudo, não sei se os progressos que tive foram só por causa da Universidade.

Neste caso dos professores, tenho conseguido perceber melhor que o que eles dizem não é toda a história, não é toda a verdade, é apenas uma perspectiva que a ciência fornece da realidade.

Deixe um comentário

