Sobre uma deficiência

Hoje vim aqui compartilhar uma inquietação.

Nesse semestre estou cursando várias disciplinas que dizem respeito ao Brasil. Na antropologia, na sociologia, na ciência política, na história e na economia os textos tem como objeto o Brasil, procurando interpretá-lo, compreendê-lo ou explicar alguns de seus problemas. Tenho a impressão de que a grande maioria das interpretações sobre o Brasil, e principalmente sobre a formação do país, repousam sobre as análises econômicas. Isto é, a economia é a chave básica para uma compreensão, ou pelo menos uma interpretação, de alguns aspectos da história e da formação do Brasil.

Lendo Florestan Fernandes hoje me dei conta de algo que julguei interessante, e que talvez seja recorrente dentro da minha turma. Esse autor, assim como muitos outros que constituem a bibliografia das nossas disciplinas nesse semestre, utilizam-se massivamente de análises econômicas que são macro, isto é, dizem respeito a grandes períodos de tempo e se interessam por “estruturas”, são caracterizadas por um nível de abstração bastante alto.

Me parece que em determinado momento, antes deste semestre, eu deveria ter tido contato com o método que a Economia utiliza, isto é, saber como os economistas conseguem obter essas análises “estruturais”, quais são as ferramentas que utilizam, a partir do que eles constróem suas abstrações.

Possivelmente, esse momento teria sido a disciplina “Economia política”, do primeiro semestre do curso de Ciências Sociais, aqui da UFSCar. Contudo, mesmo a tendo cursado, sinto falta dessa minima noção do método da Economia. Acredito que essa noção ajudaria muito a compreender os textos das disciplinas desse semestre. Visto que por serem análises “estruturais”, ou macro, exigem um alto grau de abstração e outras técnicas que eu não domino.

Deixe um comentário

