Brasil na Copa

Eu gosto de assistir os jogos da Seleção brasileira, em alguns momentos mais em outros menos. Atualmente, duvido muito de que alguém que esteja assistindo o Brasil jogar não esteja sofrendo.

Para mim, o grande mérito do time brasileiro é sua defesa: Maicon, Juan, Lúcio, Michel Bastos e Júlio César. Com a falta de gols no ataque, a defesa consistente dá mais tranquilidade ao time.

A grande questão, contudo, é a da eficiência. Apesar da ausência de espetáculos brasileiros o time vem ganhando e é o 1º do ranking da FIFA. Mas esperar grandes espetáculos brasileiros, cheios de habilidade, grandes dribles, muitos gols é meio caminho para a decepção. O que temos visto é um time com lampejos de criatividade durante o jogo e com uma boa consistência defensiva.

Isso é a cara do técnico? Eu acho que sim.

Há várias maneiras de se montar uma Seleção, tendo em vista que ele pode escolher qualquer jogador brasileiro. Entretanto, Dunga adotou uma estratégia de constituição de um grupo ao longo de seu comando no time brasileiro, isto é, mudar minimamente os jogadores utilizados para promover coesão entre os jogadores, o que influencia no desempenho da equipe, de fato. Imagino que o treinador tenha se decidido por uma formação tática logo no início de sua gestão e trabalhou na sua manutenção durante todo o período.

Tem sido bonito? Poucas vezes. Tem sido eficiente? Sim, bastante. Há equipes eficientes e que jogam bonito? Sim, acho que o equilíbrio entre eficiência e espetáculo pode ser alcançado, principalmente na Seleção, que tem um leque imenso de jogadores à disposição. O técnico fez uma opção e está seguindo uma linha de atuação bem definida ao longo de todo seu trabalho. Mas uma coisa há que ser dita: na Copa, a história é outra. E é claro para mim que em momentos decisivos um grupo coeso e eficiente como é o da Seleção pode levar alguma vantagem, principalmente em um campeonato de tiro curto, como é a Copa.



Anúncios

Uma resposta em “Brasil na Copa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s